10 dicas para 10X sua carreira em 10???

Elisa Capololo
7 min readDec 21, 2023
10 tips to 10X your career in 10???

Isso vai demorar um pouco, mas dê a si mesmo a chance de ler e se divertir. Decidi escrever este artigo em duas versões, uma em inglês e outra em português, língua nacional do meu país (Angola), para dar aos falantes de português oportunidades de acesso a este conteúdo, que achei útil e interessante. Vamos começar

Esta é a terceira vez que vejo esta apresentação, e ela está cada vez melhor, então não resisti em escrever o que achei dela. A primeira vez que tive contato com essa apresentação foi em um espaço no Twitter ou atualmente no X . Havia alguém que conheço (Aniedi Udo-Obong) e admiro como convidado e o tema me pareceu interessante, dei-me a oportunidade de entrar no espaço e ouvir. E não me arrependo.

A segunda vez que tive a oportunidade de ver esta apresentação foi no DevFest Kigali em Ruanda, quando tive a oportunidade de participar pela segunda vez no SSA Community Summit, para contextualizar, sou organizadora do GDG e embaixadora da Women Techmakers em Luanda, Angola. Deixe-me dizer que ainda tenho o link do primeiro slide e desta vez estava melhor do que antes. A conversa em torno do slide foi tão incrível quanto da primeira vez, mas desta vez tive a oportunidade de ouvir e ver.

Nesta terceira vez tive o prazer de assistir no perfil do Aniedi no LinkedIn, não sei quem filmou a apresentação, mas deixe-me agradecer, depois de assistir ao vídeo pensei imediatamente em reservar um tempo para escrever este artigo, depois de internalizar esta apresentação três vezes. Vamos começar 😁

10 dicas para aumentar sua carreira em 10 vezes em 10 anos

Comece de onde você está. Comece com o que você tem

Aqui Aniedi disse que precisamos saber a diferença entre querer e precisar. O que precisamos já temos conosco. Acredito que para iniciar qualquer trabalho que pretendamos realizar já temos connosco todas as ferramentas necessárias para realizar a tarefa pretendida. Por exemplo, se você deseja ter um Macbook para iniciar a programar, mas tem um computador HP antigo com você, você tem a ferramenta em mãos para iniciar a programar e não pode esperar até ter o Macbook para iniciar. Aqui ele dá o exemplo de alguém que criou um aplicativo com um telefone Android, ganhou um hackathon e conseguiu comprar seu primeiro computador. E hoje eu estava ouvindo um podcast e alguém compartilhou sua experiência sobre como ele se tornou desenvolvedor e como começou sua jornada sem computador também.

Existe mais de um caminho

Duas lições importantes nesta parte: “Cada um tem sua jornada diferente”. “O caminho que você está seguindo, basta completá-lo, completa esse caminho”.
Aqui ele se refere a um dos problemas que quem quer iniciar na tecnologia enfrenta. A quantidade de informações é tanta que nos sentimos perdidos, muitas vezes sem saber qual curso fazer, qual programa usar ou qual linguagem de programação aprender. E quando chega alguém e nos diz que está aprendendo X e se saiu bem, acabamos seguindo aquela pessoa sem terminar o que começamos a fazer. O conselho aqui é: “O caminho que você está seguindo, basta concluí-lo, conclui esse caminho”. Ignore o ruído externo e concentre-se no que você começou e no que deseja aprender.

A melhor maneira de aprender é ensinando. Quando você ensina, 2 pessoas estão aprendendo

A primeira vez que ouvi “Quando você ensina, 2 pessoas estão aprendendo” fiquei impressionada, parei um pouco para refletir sobre essas palavras e elas fazem muito sentido. Basta compartilhar o que você está aprendendo, parece clichê, mas compartilhar o que aprendemos é uma das melhores maneiras de aprender. O Aniedi aqui diz que antes de ensinar alguém você precisa rever o que vai ensinar e isso é verdade, você aprende com quem você ensina.
Compartilhe vídeos, artigos, post, dando explicações, é só compartilhar. É isso que estou fazendo, estou compartilhando agora mesmo o que aprendi com essa apresentação, e essa é uma das formas que encontrei de manter esse conhecimento comigo e ajudar outras pessoas a aprenderem sobre ele. Apenas compartilhe.

Esta é uma maratona, não um velocista (sprint)

Para contextualizar, procurei duas definições curtas: Um velocista (sprint) é um corredor de curta distância. Um corredor de maratona é um corredor de longa distância.
A ideia aqui não é aprender JavaScript em 24 horas ou dominar o machine learning em 4 horas. Aprender é uma maratona e leva tempo (horas, dias, semanas, meses e anos). Construir uma empresa incrível leva anos, e construir uma carreira de sucesso leva anos, é uma longa jornada e estamos sempre buscando ser melhores que ontem. Isso me lembrou de uma conversa que tive com Alexandre Juca que terminou com dois conselhos para melhorar minha carreira: “Nos primeiros anos é preciso ter foco, ser deliberado, lento mas aprendendo. Depois de muita prática e domínio do básico, você pode chegar a um nível superior. Para dominar algo é preciso ter disciplina para aprender diariamente, e ter paciência para não desistir no caminho”. Tudo o que queremos criar, principalmente uma carreira, é necessário vencer a maratona, é um processo diário de pequenos aprendizados, práticas e ações que no final conseguiremos ver o quadro completo. É como se fosse o pixel, pequenas unidades, uma após a outra, e no final um conjunto de pixels com diversas cores formam toda a imagem que vemos.

Feito é melhor que perfeito

Há quanto tempo procuramos o trabalho perfeito para mostrar ao mundo? Espero aprender bem Angular para construir um site que tenha 10 funcionalidades e depois disso irei publicá-lo, espero ter todas as minhas funcionalidades para lançar meu MVP e ver se meu produto resolve algum problema ou não. “Feito é melhor que perfeito. Basta fazer!” Aqui Anied cita produtos e empresas que hoje conhecemos muito bem e que dedicam seu tempo trabalhando constantemente para atualizar seus produtos. Segui o conselho de Aniedi e pesquisei no Google (não no chatGPT) a primeira versão dos sites Google, Facebook e Amazon, e a única coisa que posso dizer é uau, melhorou muito. Mas eles ainda lançaram. “Termine o produto, divulgue-o, deixe as pessoas verem, obtenha diferentes feedback e melhora.”

A única coisa pior do que uma má decisão é não ter decisão

Isto me lembra uma citação do filósofo Sêneca: “Se um homem não sabe para qual porto embarca, nenhum vento é favorável”.
Entre escolher qual carreira seguir, e qual linguagem aprender, e viver nesse ciclo infinito de não tomar uma decisão, toma uma decisão. Com base nas informações que você já coletou, basta decidir o que quer fazer e começar a viagem. Você não pode adiar por anos algo que diz que quer fazer e nunca faz. Escolha, aprenda e como diz Aniedi, se você perceber que não é o que você quer fazer, então você pode mudar. Mas primeiro, tome a decisão.

Lembre-se de que não tomar uma decisão também é tomar uma decisão. Perder tempo na indecisão tem consequências.

Para conseguir o que você nunca conseguiu antes, você precisa fazer o que nunca fez antes

Não me lembro onde ouvi essa frase, mas foi basicamente o que Aniedi disse: “O que o trouxe aqui não necessariamente o levará de onde você está para onde deseja ir”. Para chegar onde queremos, temos que fazer sacrifícios, abrir mão de algumas coisas para focar em outras e ousar tomar decisões difíceis que muitas vezes não entendemos o porquê. “Para conseguir o que você nunca conseguiu antes, você precisa fazer o que nunca fez antes”.

Se você fizer o que nunca fez antes, provavelmente obterá o que nunca obteve antes.

“Se você dobrar, você se esforça, se você se dedicar ao trabalho, se você se dedicar, se falar, peça orientação. Se você fizer o que nunca fez antes para tentar alcançar algo, você tem boas chances de conseguir algo que nunca conseguiu antes. Você tem que fazer o melhor que puder para elevar seu jogo”. Você provavelmente conseguirá o que nunca conseguiu antes.

Um dia ou primeiro dia você decide. Obrigado!

“Um dia ou primeiro dia você decide.” No final das contas, a decisão é sua, é a sua vida, é o seu sonho e a sua carreira. Você decide o que fazer. Obrigada!

Conclusão

Quero agradecer ao Aniedi por esta apresentação incrível, que tive o prazer de ver 3 vezes, e que me fez refletir profundamente sobre cada palavra e ensinamento. Não é fácil criar uma carreira em tecnologia, mas com muita dedicação, esforço, disciplina, comprometimento e amor no que fazemos é possível aos poucos, dia após dia, construir nossa pequena imagem. Obrigada por ser aquela pessoa que inspira e partilha conhecimentos com muitos jovens em todo o continente africano e no mundo.

Alguns links para ajudar a melhorar sua apresentação pública são compartilhados por Aniedi.

Speechless

Google for Developers

Public Speaking Pro Tips (From Presenter to Performer)

--

--

Elisa Capololo

Software Entrepreneur | Front-end Developer | Community Builder | MEST Africa Alumni | Writer in EN and PT